fbpx Skip to main content

9 dicas: evite erros comuns nas mudanças!

Até a pessoa com maior experiência em mudanças não está isenta de ter percalços ou cometer erros. Para procurar minimizar as chances de algo correr mal, com exemplos práticos, o Mr. Isac compilou estas recomendações para si.

Queremos que a sua mudança de residência, escritório ou armazém decorra com a maior das facilidades e deixamos-lhe as 9 melhores dicas:

Organize com antecedência e crie listas

Esteja a fazer uma mudança particular de residência; a mudar as instalações da sua equipa para um novo escritório; a fazer a transferência de economato e outros materiais para um novo armazém; ou apenas a redecorar a casa com novos electrodomésticos e/ou mobiliário, preparar-se é a chave do sucesso.

Crie um cronograma para as suas tarefas, como rever os livros/revistas, embalar a cristaleira, preparar os dossiers dos arquivos, catalogar os caixotes por prioridade e fragilidade. Estabeleça um tempo adequado para cada tarefa, não lhe será útil se só atribuir 3 horas para empacotar uma cristaleira de 6 módulos, quando são uns 200 pratos e 100 copos que têm de ser embalados separadamente para evitar quebras.

Estabeleça dias para ter concluído determinada tarefa e tenha, pelo menos, 2 dias antes da data da mudança vagos para últimos ajustes. Saiba que a equipa do Mr. Isac também realiza mudanças com Serviço Chave na Mão, evite qualquer preocupação com embalamento, montagem, transporte, desmontagem ou desembalamento, tratamos de tudo por si. 

Reduza o que vai transportar: eliminar e doar são as palavras de ordem

Não transporte aquilo que não vai precisar. Se está danificado, obsoleto ou desgastado – elimine. Se já não utiliza há muitos anos, se já não serve, se já não é adequado às suas necessidades, mas está ainda em boas condições – doe.

Entre instituições, associações, bibliotecas, bancos de bens, grupos de redes sociais, grupos de freeganismo, família e amigos, facilmente encontrará destino às suas coisas. O importante é que não vá fazer o esforço de transportar e também de arrumar objectos que, muito potencialmente, não vai, novamente, utilizar no novo espaço. É uma ótima oportunidade para reduzir aquilo que tem, sem perder o essencial e importante. 

Embale adequadamente e por categorias

Resista à tentação de misturar tudo numa caixa e identificar a caixa apenas como “cozinha”! Há uma diferença grande entre talheres e utensílios, de pratos e tigelas de cerâmica e de travessas ou copos de vidro. Não só na maneira como são embalados, nem na maneira como são carregados e menos ainda na urgência com que terá de os arrumar quando chegarem ao seu novo destino.

Assim sendo, separe os seus bens pela divisão (de início ou de destino); pelo tipo de material de que são feitos (líquidos não se misturam com objectos cortantes; papel não se mistura com vidros, cristais e cerâmicos); e ainda pelo nível de urgência no acesso (aquilo que vai precisar de usar assim que chegar ao novo espaço; aquilo que virá a precisar nos dias ou semanas logo de seguida; aquilo que irá ser arrumado e apenas utilizado num futuro mais distante). 

Considere os fatores mais importantes

Se vai mudar de casa e tem crianças necessita de ter em consideração as necessidades deles: haver mudas de roupas suficientes e à mão, brinquedos disponíveis, equipamentos de entretenimento e não existirem objectos ou obstáculos perigosos na casa aquando da mudança (como x-atos, tesouras, fitas adesivas ou caixotes que possam cair).

Se existem animais de estimação eles necessitam de acesso à comida, água, brinquedos, caixas de areia, almofadas ou outros artigos, até ao momento da mudança. Veja mais sobre mudanças com animais, aqui.

Prepare uma mochila com essenciais

Seja abrir uma sucursal num novo escritório, ou uma mudança de residência, deve sempre ter uma mochila com os items essenciais: cabos, eletrónicos, cartões de acesso, powerbanks; ou talvez uma muda de roupa, artigos de higiene, medicação e documentos de identificação. 

Seja o que for, recorde-se que algumas caixas poderão não estar no destino na altura prevista, ou poderão ficar misturadas com outras e talvez não lhes chegue a tempo de usar quando necessita. Inclua também nesta mochila items especiais como joalharia, livros de fotografias, molhos de chaves e algumas ferramentas que possam vir a dar  jeito para abrir ou fechar caixotes, desmontar móveis, abrir garrafas ou apertar algum parafuso.

Água e alguns snacks poderão também ser uma boa ideia a incluir na mochila, se previr que o tempo em carga, transporte e descarga seja superior a 3 horas. Receba uma estimativa de duração solicitando um orçamento – aqui.

Caixotes distribuídos e arrumar dentro do timing

Não se deixe levar pelo esgotamento que é o carga e descarga, evite colocar todos os caixotes com os seus bens numa divisão para que nos dias e semanas seguintes esteja a fazer arrumações, evite protelar as arrumações dos seus bens no novo espaço: a equipa do Mr. Isac irá distribuir os caixotes pelas diferentes divisões de destino. Será mais fácil para si começar a desfrutar do novo espaço quando tiver tudo arrumado, recuse a tentação de adiar e comece a arrumar assim que possível.

Limpezas são inevitáveis

Tanto no espaço que está a libertar, como naquele para onde se está a mudar deve reservar algum tempo para limpezas. Não há melhor altura para limpar um móvel ou armário por dentro e por fora do que quando ele está totalmente vazio.

Deste modo, quando o móvel chegar ao novo destino basta passar um pano por ele e está pronto a usar. O mesmo acontece com uma divisão: ao esvaziar uma divisão aproveite para passar um pano húmido pelas paredes e tecto e aspirar e lavar o chão, ficará pronto para a avaliação ou novo ocupante com facilidade já que não tem nada lá dentro.

A limpeza de alguns objectos a transportar também é recomendável, por exemplo, artigos em papel facilmente acumulam pó, ácaros e até peixinhos da prata.

Não tirar medições

Nem sempre é necessário tirar medidas aos objectos a transportar quando são paletes, caixotes, cadeiras ou mesas de cabeceira, contudo, quando se trata de mobília ou electrodomésticos isso já se torna relevante.

É necessário avaliar a dimensão dos objectos a transportar não só para arrumar e garantir que há espaço no veículo de transporte, mas também para certificar que os objectos passam em todo o trajecto, sejam portas, arcadas, janelas ou elevadores.

Na experiência do Mr. Isac é um dos fatores que mais facilmente incrementa o orçamento é quando o cliente está certo que um armário cabe no elevador e, no momento da mudança, confirma-se que tem de ser transportado pelas escadas, demorando bastante mais tempo que o inicialmente previsto. Evite surpresas e dificuldades de última hora, faça as medições.

Planear não é apenas definir quando começa a empacotar, o que vai embalar, o que vai para o lixo, ou para doação e quando se fará a mudança. Um passo essencial de uma mudança bem-sucedida é planear para onde vão as coisas no local de destino. Por um lado, determinar que caixotes vão para que divisão e identificar os caixotes.

Por outro lado, definir que mobiliário vai para que divisão e confirmar a posição (requer ter feito as medições e planeado cada divisão). Evitará enganos da equipa do Mr. Isac em colocarem uma cama de casal onde deveria ser uma cama de criança e até prevenirá levar três armários para uma divisão onde só conseguem caber dois.

Não definir os locais de destino na fase de planeamento

Reveja com o Mr. Isac o seu plano de mudanças e receba as recomendações de uma equipa profissional, de confiança e prestável. Não deixe para amanhã o seu pedido de orçamento.

Solicitar Orçamento