fbpx Skip to main content

Perguntas Frequentes

Com anos de experiência em serviços de mudanças e carga, particulares e empresariais, a equipa do Mr. Isac já recebeu todo o tipo de questões, já se deparou com todo o tipo de circunstância particular e já experienciou muito. Para o ajudar a encontrar rapidamente resposta a algumas dúvidas que possa ter, compilámos alguma informação:

Que tipo de serviço de mudanças fazem?

O serviço que nos surge com maior frequência são as mudanças residenciais, são clientes que estão a mudar de casa, já embalaram parcialmente o que pretendem mudar e querem transporte para electrodomésticos, mobília de grandes dimensões e alguns caixotes.

Nos últimos anos o serviço Chave na Mão tornou-se o segundo mais frequente, com muitos clientes sem disponibilidade ou condições para realizarem por si o empacotamento e acondicionamento dos seus pertences. Alguns pela idade avançada, outros pelo volume de pertences a transportar, outros porque não têm disponibilidade de tempo, os motivos são variados e a assistência do Mr. Isac é atenciosa e detalhada.

Atualmente, o terceiro serviço mais solicitado são as cargas de electrodomésticos, mobiliário e artigos industriais. Clientes particulares que adquirem (em loja ou em segunda mão a particulares) electrodomésticos de dimensão média/grande, camas, sofás, armários (muitas vezes em lojas online ou lojas com serviço de entrega pago); clientes empresariais que necessitam assistência a transportar mercadoria ou equipamentos industriais entre fornecedores, armazéns e clientes.

As mudanças internacionais, transporte dedicado de artigos de valor ou frágil, e mudanças sem deslocação (dentro do mesmo edifício) são os serviços mais esporádicos, mas que não deixam de ser realizados com todo o cuidado e dedicação da nossa equipa.

Posso contratar-vos só para levarem a máquina de lavar roupa para a nova casa?

Sim! Dispomos de diferentes viaturas e ajustamos a todos os pedidos. Poderá solicitar carga e transporte apenas para uma máquina de lavar roupa, ou para todo o recheio da sua casa do chão ao tecto. Temos clientes que nos contactam para ajudarmos a transportar caixotes e maquinaria desde casa até à arrecadação, sendo cobrado ao cliente o tempo de trabalho do funcionário.

Também pode requerer que seja um serviço dedicado (o transporte será feito apenas com os seus objectos e o trajecto é diretamente do seu ponto de início ao ponto de fim) ou pode optar por serviço simplificado (fazemos o levantamento e entrega dos seus artigos em dia e hora acordados, mas a viatura e a equipa poderão fazer outros serviços antes ou depois para maximizar rota, reduzindo também para si o custo).

Estou a preparar a mudança da casa e nem sei como vou embalar tudo, têm sugestões?

Prepare divisão a divisão, sentirá que é uma tarefa menos megalómana se repartir a tarefa por diferentes dias e se procurar concluir uma divisão antes de avançar para a seguinte. Prepare sacos/caixotes para “doação” e “lixo”: é durante as mudanças que nos apercebemos da quantidade de bens acumulados, muitos sem uma finalidade, desgastados, partidos ou desnecessários; não deixe de efetuar esta separação durante o processo de empacotamento, terá menos volume a transportar e ajudará também a que arrume tudo na nova residência com maior eficácia.

O Mr. Isac também ajuda com o processo de empacotamento: pode contratar o serviço Chave na Mão e deixar connosco todo o esforço de arrumar, embalar, acondicionar, desmontar, transportar, montar e desembalar; pode solicitar a entrega de caixotes, papel bolha, película, fita e tudo o que é necessário para que faça o embalamento por si; pode ler mais algumas das dicas que partilhamos no nosso blogue, clique aqui.

Que fatores influenciam o valor do orçamento para uma mudança residencial?

Cada serviço solicitado tem um valor inerente, quantos mais serviços contratar menor é o valor por serviço. Ainda assim, considere alguns dos fatores:

  • Carregar electrodomésticos pesados num edifício sem elevador demorará mais tempo e por isso será mais dispendioso do que num edifício com elevador;
  • Se está a esvaziar uma casa para outro local e quiser que alguns dos seus artigos sejam deixados numa terceira localização haverá maior distância de deslocação e mais tempo de trabalho, mas ser-lhe-á apresentado um orçamento mais económico do que se pedir os serviços em separado;
  • A experiência de quem embala e acondiciona diariamente conta e é provável que a nossa equipa consiga encaixotar toda a loiça e decoração da sua sala e cozinha numa fracção do tempo que lhe demoraria a si e também com o uso de menos caixotes, é um serviço que fazemos com gosto e o incremento no orçamento poderá ser uma vantagem para si;
  • Artigos de valor, frágeis, raros e de grandes dimensões requerem cuidados especiais e alguns condicionalismos, por isso solicitamos listagem dos bens a transportar e criamos condições para que o processo de mudança decorre sem imprevistos;
  • Paletes mal acondicionadas ou não embrulhadas têm de ser acondicionadas pela nossa equipa antes do carregamento no transporte;
  • Preparação de condições para carregamento sobre condições climatéricas adversas como criação de canal impermeável entre acesso e transporte ou embalamento plástico de caixotes quando há transporte pedestre sobre chuva, são alguns dos condicionalismos a que a nossa equipa está acostumada e que poderão encarecer o orçamento.

Qual a melhor maneira de transportar copos e objectos de vidro?

Todos os objectos quebráveis devem ser transportados com cautela, mas principalmente devem ser bem acondicionados. Neste sentido, objectos em vidro ou cristal (copos, pratos, tigelas, travessas, decorações…) necessitam ser embrulhados individualmente. Algumas opções são: papel bolha, jornal, cartão, lençóis, toalhas ou fronhas.

O vidro ou cristal não deve fazer contacto com superfícies rígidas, para evitar quebras e rachaduras. Quando encaixotado é necessário que todo o espaço interior seja ocupado, espaços vazios num caixote vão permitir que as peças se movimentem e com o choque entre peças poderão ocorrer quebras. Não facilite, acondicione o melhor possível, ou aproveite o serviço Chave na Mão e nós fazemos por si!

Qual a melhor maneira de retirar um sofá de 6 lugares de um terceiro andar?

É importante averiguar, em primeira instância, se é uma peça só ou montado em módulos. Um sofá de módulos significa que será possível desmontar em diferentes secções e transportar cada secção. Se for um sofá de peça completa ele precisará ser transportado inteiro, as três dimensões serão medidas cuidadosamente para confirmar se ele passará pelas portas ou se terá de ser retirado por alguma janela e até a melhor forma de ir no transporte.

O tipo de tecido é também importante: se for um tecido que manche ou rasgue com facilidade, pode ser necessário colocar uma protecção. Se tem cantos agudos, especialmente em madeira, pode-se usar borrachas de protecção para que num impacto não haja danos na madeira.

A equipa do Mr. Isac transporta sofás com frequência e os cuidados são muitos, inclusive quando é necessário retirar um sofá, de um apartamento, pela janela fazemos uso de plataforma elevatória para minimizar o risco.

Com que antecedência devo agendar uma mudança com o Mr. Isac?

A máxima antecedência possível é sempre o ideal. Se já sabe que a mudança é inevitável e tem uma previsão de quando, entre em contacto connosco e daremos as melhores recomendações para o agendamento.

Em média os nossos clientes confirmam os serviços de mudanças com 12 dias de antecedência e os orçamentos são solicitados, em média, com 19 dias de antecedência. Um serviço de mudanças solicitado com menos de 48 horas corre sempre o risco de algum material ou equipamento não estar disponível, ou apenas uma equipa parcial.

Quais as formas de pagamentos disponíveis?

O Mr. Isac apresenta aos seus clientes as seguintes opções: pagamento em numerário (Euros), transferência bancária (que permita a recepção de fundos antes da conclusão do serviço) e MB Way.

Diferentes opções para as várias necessidades e preferências dos nossos clientes.

Dicas para manter a energia durante a mudança

É uma das primeiras expectativas quanto às mudanças: são esgotantes! Preparar-se atempadamente, ter um cronograma, bebida e alimentos, são os essenciais para uma mudança participativa e cheia de energia.

Procure dormir o melhor possível nas noites que antecedem o dia de transporte, se possível tenha 1 ou 2 dias de férias. Tenha post-its orientadores ou uma check-list para seguir (veja o ponto “Qual a melhor forma de me organizar?”), ao ir eliminando tarefas vai sentir motivação para prosseguir com o projecto e será mais fácil manter-se concentrado para a finalização. 

Seja criativo no embalamento

Embalar os seus pertences não tem de ser tedioso ou incluir muito desperdício de material (algum dificilmente reciclável). Tem copos de vidro para transportar? Aproveite toalhas pequenas ou lenços de pano para embrulhar cada copo. Vai levar travessas de cerâmica? Use um lençol e faça camadas com o lençol e as várias travessas. Os seus filhos têm inúmeros peluches e há bibelots para levar? Coloque os peluches dentro dos bibelots para os proteger. Use arroz ou feijão seco para transportar facas de cozinha de forma segura, tudo dentro de um tupperware grande. Junte lençóis de cima e de baixo e insira-os dentro de uma fronha, manterá os conjuntos e é menor a chance de perda na confusão da mudança. Há dezenas de peças Lego para transportar, aproveite os tupperwares da cozinha e acondicione-os para que não se percam. Tem dezenas de livros? Encha o fundo de um caixote com livros (o que o tornará muito pesado) e encha o resto com almofadas, peluches ou tupperwares.

Preciso de avisar os vizinhos da mudança?

A boa convivência e cortesia social ditam que sim. É inevitável que num processo de mudança exista algum ruído e até um uso anormal de elevadores. Informe a administração do condomínio, ou diretamente os seus vizinhos de cima e de baixo da data em que fará a maioria das mudanças para que eles sejam compreensivos com algum nível anormal de ruído.

Alguns dias antes de se mudar para a nova residência aproveite para ir conhecer os vizinhos: informe-os de que se está a mudar e que, a descarga e montagem de mobiliário poderá provocar algum ruído e agradeça também a compreensão. Quem sabe, alguns vizinhos poderão até oferecer-se para ajudar.

Qual a melhor forma de me organizar?

Faça uma checklist!

É dos documentos que mais ajudarão ao seu processo de mudança, é na check-list que irá registar que artigos vão para onde, as dimensões, em que momento as coisas serão mudadas, se é necessário alguma precaução especial (proteger cantos, reunir cabos, guardar parafusos…) e até anotações sobre que bens serão levados para o transporte primeiro. Não deixe de consultar o nosso documento auxiliar, clicando aqui.

Juntos nestas andanças

Saiba como podemos fazer a sua mudança: rápido, bem e com confiança! Solicite já seu orçamento gratuito!

Contactar já