fbpx Skip to main content

Transporte de objectos de valor e quebráveis

Se mudar de casa não fosse stressante o suficiente com todos os processos de cancelamento e realização de contratos de fornecimento de serviços, mudanças de contas, alteração de morada nos vários documentos e registos… Depois há ainda a parte física da mudança! E, perto de 60% dos clientes demonstram preocupação com o estado de conservação dos seus pertences com a mudança. Neste sentido, o Mr. Isac reuniu algumas estratégias chave a considerar para que o processo de mudança do recheio da casa seja o mais tranquilo possível.

Catalogar os seus bens

Comece por agarrar um lápis e um caderno! Planear a mudança física da sua casa terá de iniciar com uma listagem, desde os objectos grandes que são difíceis de transportar, o que é preciso empacotar, o que vai para o lixo, para ser doado ou o que fica para trás. Ao saber exatamente o que é que vai e para onde, conseguirá determinar que recursos necessita para a mudança e quanto tempo poderá ter de dedicar ao embalamento. É também o momento-chave para realizar grandes “arrumações”; se tudo terá de ser mexido, então tudo será arrumado de forma organizada no novo lar.

O Mr. Isac oferece o serviço Chave na Mão para maior comodidade dos seus clientes: entrega as chaves da casa antiga e da nova casa, determina-se a(s) data(s) e a equipa trata de tudo o resto! Numa primeira visita à casa de onde vai sair, a equipa realiza uma listagem dos objectos a mudar, o volume que ocupará, o tempo para preparação (incluindo embalamento e acondicionamento) e registo de necessidades específicas como objectos de grande volume, valiosos, animais de estimação…; poderá ser necessário fazer uma visita à nova casa também. Recebe o orçamento, aprova, entrega as chaves das casas e, no dia combinado, é só entrar no seu novo e acolhedor lar onde tudo já estará pronto para o receber.

A sua listagem poderá variar, mas algumas das categorias principais são:

  • móveis e colchões (incluindo ideia das dimensões, nível de robustez, cuidados especiais e qual a divisão de destino);
  • electrodomésticos e tecnologias (se têm de ser transportados numa determinada posição, ou precisam de descongelar, selar portas, ou proteger vidros ou outros componentes);
  • objectos de papel como livros, revistas, dossiers… (não podem estar sujeitos a humidade aquando do transporte, mas saber o volume é também importante, um livro não pesa muito, mas 10 livros já podem ser um esforço grande);
  • objectos de valor ou estimação como pinturas, antiguidades, instrumentos musicais, jóias, candeeiros, vinho… poderão requerer acondicionamento especial ou transporte dedicado;
  • objectos frágeis como vidros, cerâmicas, loiças, porcelanas, necessitam de especial cuidado de embalamento e desembalamento, assim como proteção durante o transporte;
  • tecidos, sejam roupas, lençóis, atoalhados, cortinados ou outros, que não requerem cuidados especiais, podem até ser usados para proteção de objectos frágeis;
  • artigos alimentares, que podem requerer frio ou serem frágeis;
  • artigos diversos que não requerem cuidados especiais de transporte ou empacotamento.

Que materiais vou precisar?

Dependendo do tipo de objecto poderá necessitar de diferentes materiais para as mudanças. A vantagem de trabalhar com especialistas como o Mr. Isac é que conseguem calcular com bastante precisão quantos materiais serão necessários para uma mudança, olhando para a sua casa. A logística de obter os materiais, empacotar adequadamente e depois descartar-se destes materiais pode ser esmagadora, ou pode solicitar a assistência dos simpáticos profissionais do Mr. Isac que lhe fornecerão todos os materiais necessários dias antes da mudança e depois de cumprida a função farão o envio dos materiais para a reciclagem ou lixo consoante necessário.

A maioria do mobiliário poderá ser transportado sem grandes preparações. O que tenha tecidos frágeis pode cobrir com um lençol; os cantos mais agrestes merecem um protector como uma bola de ténis ou cartão; o que tenha portas deve ser mantido fechado com fita adesiva e os vidros podem ser protegidos contra a quebra com papel bolha ou cobertores. Os colchões devem viajar protegidos por tecidos para evitar manchas ou rasgos.

Os electrodomésticos e electrónicos/tecnologia precisam de ser desligados da energia, mas os cabos devem ser mantidos próximo do equipamento, uma fita adesiva ou um saco com zip é o ideal; os vidros, LEDs, cristais e touchscreen devem ser protegidos o melhor possível tanto do impacto como da vibração.

Aquilo que é facilmente quebrável como pratos, copos, tigelas… podem ser embaladas com papel de jornal, papel bolha, bolas de esferovite ou até tecidos da sua casa. Uma vez que estejam bem-acondicionados podem ser colocados nos caixotes para, em conjunto, serem levados para a nova casa. Não se esqueça: identifique com “FRAGIL” os caixotes que pretende que a equipa do Mr. Isac tenha especial cuidado e escreva qual a divisão de destino.

Objetos de valor ou de Estima

Objectos de valor requerem muita atenção. Por exemplo, uma pintura pode precisar ser coberta com um lençol limpo de algodão, protegido com papel bolha para evitar rasgos na tela e protectores de canto, ou até pode precisar uma caixa própria para que não haja risco de danos à moldura. Uma vaso de cerâmica antigo e valioso pode ser posto um saco de plástico grande no interior, cheio com espuma expansível e depois coberto no exterior com papel bolha e papel cartonado. Um piano precisa de ter o interior acondicionado e depois coberto para evitar riscos e será transportado longe de outros objectos. Um candeeiro precisa ser desmontado, acondicionado para evitar a quebra e, por vezes, é criada caixa própria para o transporte. Independentemente de qual objecto seja, tire fotografias do estado em que o mesmo está antes da mudança, informe o Mr. Isac dos cuidados especiais que o objecto requer, do valor estimado e da sua expectativa quanto ao transporte. 

Se um objecto pode não ter lugar na nova habitação, considere algumas alternativas. Comece por pedir uma avaliação antes da mudança para saber exatamente o seu valor, e perante esta avaliação pode decidir vender ou até doar. Recorde-se que nem todos os objectos que tem em sua posse têm de ir para a nova morada, mas encontrar-lhes outro destino é mais eficiente antes das mudanças, considere doar

Traquitanas e tudo mais

Tudo o que é mais importante surge sempre no topo da lista, mas são os artigos de mais pequenas dimensões e os mais mundanos que facilmente ficam perdidos, esquecidos ou mal arrumados e acabam por fazer mais falta.

Procure arrumar uma caixa de traquitanas e miscelâneas por divisão, assim será mais fácil quando desempacotar as coisas. Comece a arrumação pós-mudança pelos objectos que mais utiliza: utensílios de cozinha, artigos de limpeza, artigos de higiene e ferramentas (afinal nas mudanças são sempre precisas ferramentas, apesar da montagem poder ficar a cargo do Mr. Isac!) Deixe artigos como material de escritório, elementos decorativos sem valor e tudo resto para o final. Viver de foram minimalista é mais do que uma tendência, é uma verdadeira forma de se libertar do que realmente não é essencial tendo mais espaço para viver a sua casa: aproveite as mudanças para se libertar do que não precisa.

Os brinquedos das crianças devem ser embalados juntos, mas não sem antes verificar se mantém boas condições de uso, se já não são utilizados mas mantém boas condições para serem doados, ou se já não são adequados à idade da criança. O mesmo princípio pode ser aplicado ao vestuário: roupas que não usa há mais que 2 ou 3 anos mas mantém boas condições podem ser doadas, roupas a precisarem de arranjos podem ir para os ecopontos de tecidos ou serem reutilizadas para limpezas… Por fim, separe as roupas por estações, arrume-as em malas de viagem, exceto duas ou três mudas de roupa que pode levar numa mochila pois usará nos primeiros dias após as mudanças enquanto não desembala o restante.