Se poder escolher, sabe qual a melhor altura do ano para fazer mudanças?
Mudar de casa, de escritório, seja para perto ou para longe, tem muito mais que se lhe diga do que simplesmente arranjar umas caixas de cartão e arrumar as roupas nas malas. Há muita preparação e diversas influências a considerar para deslocar tudo com sucesso para o novo espaço, sem perdas, sem quebras, sem danos e sem dores de cabeça!
Mas afinal quão diferente é uma mudança feita no verão de uma feita em pleno inverno? Do mesmo modo que é importante adequar o processo de mudança ao tipo de habitação, de edifício, de objectos… Também é necessário ter em consideração em que altura do ano a mudança ocorre. Os profissionais da Mr. Isac estão à disposição para ajudar a definir qual é para si o melhor período do ano para efetuar a mudança, entretanto veja as sugestões que preparámos para si.
Mudanças com chuva, é possível?
Apesar de Portugal ser conhecido pelo seu clima quente e solarengo, a verdade é que existem, em média, 90 dias de chuva por ano, com principal incidência entre outubro e abril. A acompanhar a chuva é frequente também o vento, tanto de norte e oeste como de sul e sudeste. Com os devidos preparativos, é possível efetuar mudanças de residências, escritórios e industriais mesmo debaixo do tempo mais adverso. A equipa do Mr. Isac possui diversos anos de experiência e conhece todas as técnicas. Ficam também aqui algumas dicas:
- Sacos de lixo grandes: corte com uma tesoura a costura do fundo do saco e ficará com uma tela impermeável ideal para forrar caixotes, basta usar fita-adesiva para selar as uniões e não terá de se preocupar com alguma chuva que caia no caixote. Se a previsão do tempo é de chuva, embale todas as caixas, não corra riscos, até porque poderá demorar alguns dias a desempacotar tudo e há muitos artigos que, quando sujeitos a água, ganham cheiro a mofo e até podem desenvolver bolor.
- Planear o estacionamento: numa mudança, seja doméstica ou empresarial, deve ter em consideração onde estarão estacionadas as viaturas, em especial nos dias de chuva. Sempre que possível a traseira da viatura deve estar próxima da porta de entrada; em dias de chuva é possível criar um corredor impermeável com uma manga plástica de jardinagem presa ao cimo da porta e ao cimo da carrinha com fita adesiva. É uma solução com baixo custo, fácil e rápido de fazer e que permite transportar caixotes, móveis e electrodomésticos sem o risco de se molharem.
- Organizar antes de transportar: arrume os caixotes de forma a poder gerir o seu transporte com facilidade. Se houver uma abertura nas nuvens e não estiver a chover transporta primeiro os caixotes ou malas mais sensíveis à humidade como electrónicos, tecidos e madeiras; ficam para últimos aqueles que se forem molhados pela chuva não terão danos. Ao ter os caixotes arrumados por prioridades vai poder gerir o seu transporte de e para a camioneta minimizando o risco. Não se esqueça de usar sapatos impermeáveis.
Na opção Chave na Mão a equipa do Mr Isac faz toda a arrumação, embalamento, desmontagem, transporte, montagem e desembalamento por si. Uma solução para quem quer uma mudança rápida, bem feita e confiável, com menor esforço e sem dor de cabeça.
Mudanças no pico do verão, é possível?
Portugal é conhecido por ter mais de 2400 horas de sol por ano! Esteja a mudar para outra localidade, outro país, ou a vir para Portugal é excelente saber que terá muito sol, porém é importante não esquecer que Portugal também atinge temperaturas elevadas, nalguns pontos do país, ultrapassando os 40ºC por várias horas. A equipa do Mr. Isac prepara sempre os serviços no pico do verão com especial cautela. Veja algumas sugestões:
- Água! Água! Água! Invista em água engarrafada e mantenha-a sempre à mão, no ponto de recolha, no transporte, no ponto de entrega. Nos dias de maior calor poderá precisar de 3 litros de água por cada adulto, por isso, conte consigo e também com os outros. Bebidas frescas como chá, sumo natural e até café serão os seus melhores aliados para uma mudança sem percalços devido ao calor.
- Snacks: com temperaturas elevadas evite refeições pesadas, tenha snacks à sua disposição como frutas preparadas, gelatina, bolachas e iogurtes, de forma a manter a energia que uma mudança requer. Se tem animais de estimação não se esqueça de lhes oferecer água e alguns snacks refrescantes também, com o stress e o calor é necessária atenção especial. Caso esteja a mover frigorífico ou arca congeladora, prepare sacos zip com água e congele-os para que consiga manter a temperatura dos seus alimentos apesar do calor envolvente.
- Dias longos, mas horários reduzidos: em Portugal o dia mais longo do ano chega quase às 15 horas de sol, todavia não é possível aproveitar todas, pelo contrário, no pico do sol é frequente não ser possível fazer mudanças pelo excesso de calor. Deste modo, nos dias de calor, sugerimos que comece as suas actividades o mais cedo possível, aproveite enquanto a temperatura do ar ainda está suportável e faça uma interrupção para almoço prolongada (geralmente das 12h00 às 15h30 ou 16h00), já que também vai poder aproveitar o sol e o calor até horas tardias. Nas horas de muito calor não é seguro estar a carregar e descarregar a camioneta das mudanças, pelo que a equipa do Mr. Isac poderá pedir-lhe que ajuste os seus horários às necessidades da equipa.
- Evite danos pelo sol: objectos com cores vivas ou em madeira podem ver as suas cores deteriorar por exposição excessiva ao sol; muitos tipos de plásticos sofrem também com a incidência solar, tornando-se quebradiços; e os electrodomésticos também se podem danificar por serem mantidos ao sol demasiado tempo. Contudo, muito mais que os danos materiais por deixar objectos ao sol, é a sua pessoa. Se está a pensar fazer mudanças com calor lembre-se de colocar protetor solar logo pela manhã (e com reforço tão frequente quanto necessário), usar chapéu de sol, óculos de sol, roupas frescas (que também sejam compatíveis com o próprio ato de fazer mudanças) e sapatos que protejam os seus pés mas que os permitam respirar.
Fazer mudanças com crianças em idade escolar
Se as mudanças ocorrerem em setembro (início do ano lectivo em Portugal) e se tiver crianças, é necessário que guarde equipamentos e materiais escolares em caixotes muito bem identificados e acessíveis, para evitar situações de stress com a ida das crianças para a escola. Por outro lado, se for no final do ano lectivo vai precisar de dedicar mais algum tempo a rever todos os livros e material para evitar levar na mudança coisas que na verdade não são necessárias, como canetas que já não escrevem, livros que são para doar ou devolver, cadernos já usados…
Será melhor fazer a mudança durante estações amenas do ano?
A Primavera e o Outono são épocas de menos extremos climáticos, mas de muitas incertezas também, ora faz calor, ora faz frio, ora está sol, ora chove… Criando maior imprevisibilidade quanto ao estado do tempo aquando da mudança. Por esse motivo, terá de aprovisionar tanto roupa quente como para o frio, impermeável ou até botas. Sugerimos que consulte com frequência as previsões climatéricas e contacte-nos para recomendações de última hora caso haja alterações ao clima.
Se combinar feriados com férias terei mais tempo para as mudanças…
O mês de Dezembro, pelo número de feriados e elevada taxa de trabalhadores em férias é naturalmente um mês de disponibilidade mais reduzida. O mesmo acontece no mês de Junho, em que há muitos feriados e tipicamente férias agendadas. Se agendado com a devida antecedência o Mr. Isac conseguirá providenciar os serviços que necessita, mas mais em cima de hora poderá nem sempre ser possível. O mesmo acontece com outras entidades com que poderá ter de lidar nesta fase de mudanças: as filas de espera para as empresas de fornecimento de serviços como água, gás, eletricidade, telecomunicações são mais extensas; serviços municipais igualmente.
Ir para uma nova residência, mudar-se para perto da faculdade, mudar a localização dos escritórios devem sempre ser agendados consoante a sua disponibilidade. Com as dicas acima será mais fácil fazer esse planeamento e não deixe de nos contactar para mais recomendações.